Beda - > Receita manteiga de amendoim e leite vegetal amendoim

By Mari de Castro - 19:49

 Hoje trouxe duas receitinhas simples porém deliciosas usando praticamente um ingrediente o amendoim, (isso claro se você não for alérgico) eu descobri esta receita a pouco tempo e quando eu faço aqui em casa, ela acaba rapidinho rsrsr. Vamos a receita.




*Obs: Aqui onde moro só encontro esse aqui que é vendido em grãos, compro um pacote de 500gr pago em média uns 10,00 no pacote mas o ideal seria este aqui  pois vem inteiro compro o que tem selo Abicab garantindo que estão livres de Aflatoxina – substância tóxica e cancerígena. Aqui neste site explica mais sobre. Você pode comprar com casca e torrar porém mais trabalhoso então prefiro comprar sem casca.

*Mesmo já sendo torrado eu dou uma esquentada no forno ou frigideira em fogo baixo mexendo sempre para não queimar. E caso o seu seja cru leve ao forno até torrar um pouco quando sentir cheiro de amendoim pela casa provavelmente já estará no ponto de tirar do forno. Esquentar o amendoim vai fazer ele soltar o óleo dele o que vai te ajudar a transforma-lo em pasta.

Receita manteiga de amendoim

 01 pacote de Amendoim 500gr
 02 colher sopa de óleo de coco
  pitada de sal

Após torrar separo uma xícara de amendoim e reservo para o leite.
O restante levo ao liquidificador com 02 colheres de sopa de óleo de coco e vou batendo aos poucos parando e mexendo, pois se bater direto pode forçar seu liquidificador e queimá-lo, se você tiver um processador melhor ainda pois assim você não precisa parar tantas vezes para mexer. E o processo da pasta é isso bate, mexe, bate, mexe até que fique na consistência que você deseja eu gosto bem lisinho então bato bem eu uso botão pulsar do liquidificador não uso açúcar mas se for do seu gosto acrescente aos poucos e experimente.
Rende aproximadamente 300ml de manteiga de amendoim meu pote ficou pequeno pois dividi o meu com minha sogra ela ama essa manteiga de amendoim.



Receita leite vegetal amendoim

*Após retirar a pasta de amendoim do liquidificador eu acrescento os grãos de amendoim (assim pega um pouco do gostinho da pasta de amendoim e fica mais delícia ainda rsrs) e a água.

01 xícara de amendoim torrado
04 xícaras de água (ou 03 se gostar mais grosso)

Bate bem e coe com paninho limpo espremendo bem ou no coador comum.
O resíduo que fica no coador você pode usar para fazer cookies e outras receitas dá um google (receitas com resíduos de leite vegetal) que você vai encontrar várias. Com estes leites vegetais que ensinei aqui neste link também pode se aproveitar os resíduos. Existem receitas sem torrar o amendoim porém eu fiz aqui em casa das duas formas e a que mais gostei foi com ele torrado fica imensamente mais saboroso.
Esse leite fica incrível de gostoso super aconchegante em dia de friozinho com aquela leitura gostosa!




E com este post encerro o BEDA aqui do blog, no meu caso Half Beda, pois foram 15 posts durante todo mês de agosto e sou grata por esta experiência pois foi um desafio e tanto para mim, apesar de ser  meio beda, pois não postava aqui no blog com tanta frequência. Amei a experiência e toda interação com as participantes do grupo Interative-se no facebook. Termino o desafio feliz da conta pois dei o meu melhor e ultrapassei barreiras para chegar até aqui, e de presente ganho uma felicidade imensa rsrs. Bjos e em breve voltaremos com novos posts <3 E quem sabe ano quem tem mais beda!

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários amáveis

  1. Oie, Mari!

    Gostei muito das receitas e fiquei curiosa com o leite. Meu marido adora tudo que tem amendoim, vou experimentar fazer para ele.
    Eu fiquei cheia de água na boca, mas infelizmente, sou alérgica.
    Amei participar do BEDA e ter sua companhia.

    Beijos
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Ah, minha cara... que delícia contar com sua participação no Beda. Gostei imenso. Ainda estou em dívida com as visitas porque minha última semana entrou em colapso com acontecimentos mil. Mas aos poucos, tudo se organiza.
    Eu adoro amendoim, mas não posso nem pensar em itens de coco. Será que dá para substituir? Meu estomago grita. E oleoso demais para mim. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Adora manteiga de amendoim, mas confesso que nunca fiz e fiquei curiosa no leite, pois adoooro tudo que tem amendoim. Já vou por aqui na listinha.

    ResponderExcluir
  4. Hummm que delícia! AMEI estas receitas
    Mari, eu sou doida por amendoim e por adoro óleo de coco. Vou experimentar tbe!
    Parabéns por participar do BEDA!! AMEI sua companhia!!
    Bjs e ate o próximo BEDA!!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ideia de como se fazia manteiga de amendoim, é tão fácil! Confesso que adoro, é uma delícia em torradas, biscoitos, fiquei com água na boca, rs! O leite tb é interessante, quando tiver oportunidade vou fazer as duas preparações.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Eu costumo fazer o leite com o amendoim sem torrar e faço queijo com ele, fica um cream cheese de amendoim maravilhoso hehehe. Com os restinhos, tenho uma receita de biscoitos e uma de almondega <3

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por bater um papo em nossa amável casa!