10 Hábitos sustentáveis simples e econômicos

By Mari de Castro - 19:11




Olá amáveis,
Faz tempo que queria vir aqui compartilhar com vocês algumas mudanças que estou colocando em prática na minha vida, pois a muito tempo que a questão de sustentabilidade me chamava atenção, porém antes eu ficava na admiração mas já faz um ano que tenho praticado estes hábitos para ter uma vida mais simples e sustentável, e de quebra muito econômicos, acho que as mudanças mais positivas que temos em nossa vida são aquelas que ocorrem de maneira natural e sem aquela pressão do tem quer ser assim ou assado, isso não funciona comigo pois gosto de uma vida mais leve e sem desespero rsrsrs. Eu vou listar aqui as coisas que venho fazendo de uma maneira geral,  mas pretendo fazer um post com detalhes sobre cada mudança e como foi minha experiência e também quero aprender mais e trocar experiências com quem possa me auxiliar com dicas nesta caminhada, se quiser compartilhar ideias nos vemos nos comentários!

1.Minimalismo: Acho que a primeira coisa que fui colocando em prática na minha vida foi o minimalismo meio que forçadamente em momentos onde a grana apertava e eu tinha que colocar a criatividade para funcionar, ou então quando não conseguia comprar algo como roupas, sapatos e etc.. Logo depois fui percebendo que o que eu tinha era o suficiente e que se comprasse provavelmente teria me arrependido, como aconteceu com algumas coisas. Então hoje penso bem antes de adquirir algo. Isso evita gastos desnecessários!

2.Coletor Menstrual: Essa mudança foi uma das que mais gostei e me senti bem em colocar em prática pois devido ao fluxo intenso eu usava muitos absorventes. Os coletores duram anos enquanto que absorventes compramos todo mês.

3. Ecobags: Como costureira criativa sempre fiz e amava usar as bolsas para ir no centro da cidade, mas nem sempre fazia questão de levar uma bolsa comigo ou ficava meio sem jeito em devolver aquela sacolinha pequena que recebia de lojas. Agora levo sempre uma dobrada na bolsa! E agora paga-se pelas sacolinhas né?

4. Objetos sustentáveis: Essa aqui é basicamente voltar no tempo da vovó, usar itens úteis no dia a dia que sejam de materiais que se decompoem mais rapidamente na natureza, ou que podemos utilizar várias vezes, como coador de pano, canudo reutilizável, barbeador de metal, saco de papel, garrafa de água, fazer sacolão sem pegar sacolinhas de plástico e etc..

5. Brechó: Desde menina sempre amei brechó então essa foi tranquila para mim. Então ao invés de adquirir novas peças sempre opto por comprar somente algo muito específico e que eu não achei no brechó.

6.Fertilizantes orgânicos:  Usar cascas de legumes, frutas, verduras, borra de café e casca de ovos como adubo para plantas.

7. Produtos naturais: Passei a fazer meu desodorante, e produtos de limpeza para casa como detergente, lava roupas diminuindo o uso de embalagens e também não jogando muitos químicos nos esgoto que contaminam a água.

8. Reciclagem: Descobri uma cooperativa que vem em casa buscar o lixo a ser reciclado, vou separando e uma vez ao mês eles vem buscar.

9. Menos carne: Ano passado reduzi grandemente o consumo de carnes e  produtos de origem animal, tanto pela questão da saúde como a questão ambiental e respeito aos animais. Pois eu comia muita carne e frango! E além da economia minha saúde melhorou.

10. Reformar móveis e objetos ao invés de comprar novos. Sempre amei o faça você mesmo assim solto a criatividade fazendo algo único para nossa casa!


     Pixabay

Deixando bem claro que não existe pretensão da minha parte em ser perfeita em cem por cento das minhas escolhas, acredito que tudo deve ser aos poucos dentro do possível e sem pressão como citei acima. Por exemplo nem sempre tenho tempo de parar e fazer o detergente e sabão de roupas líquido então as vezes acabo usando o sabão em pó convencional. Bem como nem sempre dou conta de fazer o adubo das cascas de legumes e frutas e acabo jogando fora, mas acredito muito na intenção da mudança e que se eu fizer o máximo que puder naquele momento é melhor que não fazer nada. Pois uma pessoa estressada e cheia de auto cobrança que desconta o estresse nos outros por conta de querer impor a sustentabilidade a todo custo muitas vezes acaba sendo intransigente com os outros e ai perde-se toda causa de querer transformar a terra em um lugar melhor de maneira geral. E também podemos ser sustentáveis em nossos comportamentos em relação a sociedade tratando todos com respeito isso faz da terra um lugar melhor para se viver também.



Lista de desejos sustentáveis:

1. Bucha vegetal ( na minha cidade achei bem caro então ainda não rolou)
2. Óleo essencial (para acrescentar as receitas de produtos caseiros e dar aquele cheirinho especial)
3. Escova de dentes ( só achei online então tem a questão do frete, em breve)
4. Fazer meus produtos de cuidados com a pele, sabonetes, cremes, pasta de dente estou fazendo curso para aprender fazer cada item aqui para casa)
5. Compostagem doméstica  pretendo fazer um cantinho aqui em casa para fazer a compostagem esse  Link é o método que pretendo utilizar já que tenho quintal.

O que posso dizer é que na verdade colocando esses hábitos em prática me senti mais leve e feliz, minha casa está mais organizada e prática de uma forma geral, assim que for atualizando os posts individuais sobre as mudanças colocarei o link de cada aqui!

Então fico por aqui, até breve!
Lá no Instagram https://www.instagram.com/amavelcasa.maridani/   compartilho estas mudanças em nosso dia a dia através de fotos, se quiser nos faça uma visita. Bjks : )

PS: Dani obrigada pela pipoca maravilhosa, enquanto escrevia os post.

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários amáveis

  1. Kd a foto da pipoca??? Essa questão é super importante...Faz tempo que não compro roupas, tenho usado as que tenho e estou bem feliz...Mas isso vem com a questão do amadurecimento, brecho por aqui não tem, na verdade os que tem são mais caros que algumas lojas, então, não ajudaria e cheguei a conclusão que não preciso de um guarda roupa lotado..Abriu uma loja maravilhosa aqui só produtos naturais, mas, sem chance...
    Abraços e até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, então menina estava tão boa que não deu tempo para foto kkkkkk, pois é entendo que tem brechós que os preços são elevados, eu costumo comprar em brechós de igreja bazar pois os valores são mais acessíveis, e ainda ajudamos uma causa. Assim como você também não sinto mais a necessidade de ter um guarda roupas lotado e de acordo com minha rotina de vida as que tenho me suprem super bem. Beijos e até...

      Excluir
  2. Nossa, quantos hábitos importantes! Achei o máximo você fazer seus próprios produtos de limpeza, além de mais sustentável deve ser mais econômico. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia sim eu amo fazer os produtos são simples e econômicos sim, vale super a pena além da questão de não me dar alergia como os outros. Em breve trarei algumas receitas aqui no blog!Muito obrigada beijos.

      Excluir
  3. Sustentabilidade é um assunto que muito me interessa e está diretamente relacionada à minha área de formação (que embora eu não mais exerça, os conhecimentos adquiridos influenciam meu dia a dia). Dos hábitos que você citou, temos alguns em comum: usar ecobags, praticar a reciclagem, buscar consumir menos carne. Alguns ainda estão em processo de aprendizagem, como o minimalismo (em algumas questões consigo ser e em outras não). Algo que infelizmente não me adaptei foi o coletor, testei marcas e tamanhos diferentes e nunca ficou confortável. Quero experimentar as calcinhas absorventes, talvez absorventes de tecido, ainda estou pesquisando a respeito. Brechó também é algo que não funciona para mim. Mas penso que cada um fazendo sua parte, mesmo que pouquinho, já ajuda muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Juliana que bacana que você também prática alguns desses hábitos, sim aqui em casa também vou aos poucos a aprendendo no início também tive um pouco de dificuldade em adaptar, mas ainda sim tem dias me sinto mais dolorida então uso absorventes temos que respeitar nosso corpo sempre. As calcinhas também tenho muita curiosidade mas ainda não pude comprar quem sabe um dia. ô se ajuda com certeza fazendo o que está ao alcance de cada pessoa e sua rotina, já ajuda e muito. Beijos!

      Excluir
  4. Olá Mari! Como vai? Não ... pera ... eu sempre sei kkkk. Ahaaaa ... my girl! Adoro sua postura leve, acabou me conquistando para mais essa causa. Compro seus barulhos e compartilho a ideia de que as coisas devem acontecer gradativamente. De que adianta impor coisas? Geralmente causas nobres se tornam tormentos não pela dificuldade do caminho, mas pela postura da cobrança de alguns "praticantes". O mundo é grande o bastante para todos nós. Te amuuuuuu D+! :)

    PS: Aprendi com a melhor <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e como podemos mudar sem sentir tanto impacto na nossa vida mas fazer um imenso impacto no meio ambiente. Adoraria ver umas receitinhas de produtos naturais por aqui! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é justamente isso que você colocou com poucas atitudes podemos fazer grade diferença, sim com certeza vou compartilhar algumas aqui! Beijos!

      Excluir
  6. Oioi, Mari, tudo bem? Coletor menstrual, brechós e reciclagem são três coisas que estou doida para adotar pra vida. Com relação ao coletor menstrual, tenho um pouco de receio ainda... Como foi pra você no começo? Estranhou muito alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia sim o coletor gera muitas duvidas eu no começo assisti vários vídeos, para entender melhor mas cada um tem uma anatomia, no começo foi um pouco difícil como tudo que é novo mas com passar dos meses fui me adaptando, vou escrever um post explicando com detalhes minha experiência e dando dicas. Beijos!

      Excluir

Obrigado por bater um papo em nossa amável casa!