O que seria minimalismo?

By Mari de Castro - 19:32





Resumindo em poucas palavras o que seria minimalismo?  Fazer escolhas conscientes, manter na sua vida as coisas ou hábitos que são essenciais para você, eliminando  os excessos aplicar seu tempo e energia em algo que realmente tenha utilidade em sua vida. Aqui em um conceito muito pessoal de minha parte pois ao longo destas mudanças foi o que mais percebi, que minha vida se tornou mais prática, livre de comportamentos que muitas vezes nos aprisionam.




Consumo consciente

 Muitas vezes nos vemos em horas e horas de trabalho para dar conta de pagar muitas despesas, cartões de créditos e crediários intermináveis vendo o dinheiro evaporar, pagando muitas comprinhas de impulso e em pouco tempo grande parte do que adquirimos já não nos satisfaz mais nos trazendo uma sensação de frustração.


Com relação a alimentação é a mesma questão compramos alimentos vazios de qualidade porém cheios de substâncias químicas que nos adoecem usando a comida para suprir muitas vezes um vazio dentro de nós,  uma comida que nos deixa doentes levando a mais gastos com remédios e médicos.


Roupas em excesso que muitas vezes nada tem haver com nosso estilo de vida, eu tenho um estilo de vida mais slowliving, não sou muito festeira e de badalações, prefiro os passeios ao ar livre e com a natureza e meu armário era lotado de roupas que eu nem usava, eu trabalho em casa, não necessito ter várias roupas, é necessário ver sua rotina e as escolhas são muito pessoais.



Organizando o interno e o externo

Dentro de casa vários utensílios e móveis que acumulamos dificultam a praticidade no dia a dia na hora de organizar  e limpar a casa, eu percebia que perdia mais tempo colocando as coisas no lugar do que passando pano e tirando pó e aquilo me estressava pois eu queria que sobrasse tempo para ler e pesquisar coisas do meu interesse e ficava presa muito tempo ali.


Em algum tempo percebi que da mesma forma que minha casa estava cheia de móveis e objetos que não tinha sentido algum, meu interior também e enquanto eu adquiria novas formas de pensar e buscava ter mais experiências e momentos do que coisas, minha vida foi ganhando mais sentido mais alegria, liberdade e leveza.


Avaliar seu estilo de vida


Não se trata de quantidade e sim qualidade e se aquilo cabe para você e seu estilo de vida não é necessariamente ter poucas coisas mas fazer escolhas  que agregam sua vida e tornam mais saudáveis seja para seu lar ter mais harmonia  e sua vida de forma geral, nos levando a ser pessoas mais equilibradas, calmas e sem tanto estresse.


Com menos gastos com coisas que no fundo não nos preenchem passamos a usar o dinheiro de forma a viver experiências e momentos aconchegantes seja sozinho ou entre família. É você se perceber e ver o que é essencial para você e as pessoas de sua casa, e não o que o mundo ou as propagandas dizem que você tem que ter.


Este caminho é uma jornada, você vai sentindo e fazendo as escolhas percebendo onde mudar. Assim saboreamos o cotidiano de uma forma  tranquila, o ato de simplificar as coisas nos leva a ter mais independência de não ficar preso em questões que nos aprisionam tirando um tempo precioso de nossa vida que poderíamos estar fazendo algo que nos deixa muito mais alegres e satisfeitos. Como ler um livro, assistir um seriado e etc..

Hoje percebo as coisas que tenho e uso muito mais. Este comportamento nos tira daquele desespero e trás uma saúde tanto física quanto emocional.

Photo by Julian Hochgesang on Unsplash

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários amáveis

Obrigado por bater um papo em nossa amável casa!